Melhor do que falar é brincar, então vai ai algumas dicas de brincadeiras antigas que podem ser aplicadas nos dias de hoje...
Agacha- agacha: nessa brincadeira de perseguição a criançada corre, agacha e levanta, aperfeiçoando os movimentos.
Idade: a partir de 4 anos
Local: pátio ou outro espaço amplo
Participantes: no mínimo três
Como brincar: uma criança é eleita o pegador. Para não serem apanhadas, as demais fogem e se agacham, quando o pegador conseguir tocar em um colega que está em pé, passa a sua função a ele. Não há vencedor, a brincadeira acaba quando as crianças se cansarem.
Balança - caixão: aqui entra corrida, agacha, levanta e até um esconde - esconde, a garotada ganha agilidade e capacidade de desenvolver os movimentos.
Idade: a partir de 4 anos
Local: pátio ou outro espaço amplo com lugares para servir de esconderijo.
Participantes: no mínimo três.
Como brincar: um integrante do grupo é escolhido o rei e se senta em uma cadeira ou em um muro baixo, outro participante é eleito o servo, ele se ajoelha de frente para o rei e apoia o rosto em seu colo. os demais formam um fila atrás do servo, cada um apoiando a cara nas costas do companheiro da frente. Todos recitam: " BALANÇA, CAIXÃO/ BALANÇA VOCÊ/ DA UM TAPA NAS COSTAS/ E VAI SE ESCONDER". O último da fila dá um tapa nas costas do que está na sua frente e se esconde, uma a uma as crianças vão repetindo essa ação até que todas estejam escondidas. É a vez então do sevo sair á procura dos colegas, ganha quem for pego por último. A brincadeira recomeça com a escolha de outras crianças para representar os personagens.
Elefantinho colorido: azul, vermelho, amarelo... Qualquer objeto com essas cores se transforma em pique, a atividade exige atenção e agilidade para correr e não ser pego.
Idade: a partir de 4 anos.
Local: ambiente espaçoso e colorido.
Participantes; no mínimo quatro.
Como brincar: uma criança é escolhida para comandar, ela fica na frente das demais crianças e diz: "ELEFANTINHO COLORIDO!" o grupo responde: "QUE COR?", o comandante escolhe uma cor e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha aquela tonalidade. Sorte de quem tiver a cor na roupa, já está no pique! Se o pegador encostar em uma criança antes de ela chegar à cor é capturada. O comandante tem de escolher uma cor que não está num local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais. Vence a brincadeira quem ficar por último.
Estátua: vale fazer micagens e até cocegas em quem vira estátua, vence quem ficar imóvel mesmo com tamanha provocação.
Idade: a partir dos 4 anos
Local: pátio
Participantes: no mínimo quatro
Como brincar: uma criança é eleita líder, as demais andam livremente pelo pátio até que ela diga "1, 2, 3" estátua! Nesse momento, elas param no lugar fazendo uma pose , o líder escolhe um colega e faz de tudo para que ele se mexa, só não vale empurrar. Quem resistir ás caretas e cócegas ficando imóvel é declarado o vencedor e assume a posição de líder.
Batata quente: para não "morrer" com a bola na mão, as crianças precisam se concentrar e coordenar os movimentos ao ritmo da fala.
Idade: a partir dos 5 anos.
Local: pátio
Material: bola
Participantes: no mínimo quatro.
Como brincar: o grupo fica em circulo, sentados ou em pé. Uma criança fica fora da roda, de costas ou com os olhos vendados , dizendo a frase: "BATATA QUENTE, QUENTE, QUENTE... QUEIMOU" enquanto isso, os demais vão passando a bola de mão em mão até ouvirem a palavra " QUEIMOU!" . Quem estiver com a bola nesse momento sai da roda, ganha o último que ficar.
Cabra cega: quem está de olhos vendados aprimora a audição, as outras crianças aprendem a cooperar quando alertam o amigo sobre os obstáculos que estão pelo caminho.
Idade: a partir dos 6 anos de idade.
Local: pátio pequeno e livre de objetos (para evitar acidentes)
Material: uma venda para os olhos
Participantes: no mínimo quatro
Como brincar: a criança escolhida para ser a cabra - cega tem os olhos vendados, os colegas que dão as mãos formando um círculo ao redor dela começam um diálogo com a cabra: " CABRA - CEGA, DE ONDE VIESTE?/ DO MOINHO DE VENTO!/ QUE TROUXESTE?/ FUBÁ E MELADO/ DÁ-NOS UM POUQUINHO?/NÃO!/ ENTÃO AFASTE - TE!". Assim que dizem isso as crianças da roda se espalham pelo pátio, desafiando a cabra - cega a encontrá - las. Quando a cabra consegue tocar um dos fugitivos, tira a venda e elege outro para ficar em seu lugar.
Passa anel: uma boa capacidade de observação aliada a um palpite certeiro são fundamentais para sair bem nessa divertida brincadeira.
Idade: a partir dos 6 anos
Local: pátio
Material: um anel
Participantes: no mínimo cinco
Como brincar: uma criança fica com o anel, as outras se sentam em um banco, uma ao lado da outra, com os braços apoiados no colo e com a palma das mãos unidas. A "dona" do anel passa suas mãos unidas entre as de seus companheiros escolhendo um deles para receber o anel, ela repete esse movimento algumas vezes , pode até fingir que colocou nas mãos de alguém, quando resolve parar, abre as mãos mostrando que estão vazias e pergunta para um dos participantes "COM QUEM ESTÁ O ANEL?" Se o escolhido acertar a resposta tem o direito de passar o anel, se não a brincadeira recomeça com o mesmo passador.
Arranca rabo: não tem nada a ver com briga, a turma desenvolve agilidade e o espirito de equipe tentando puxar a fita ou o papel preso na calça dos colegas.
Idade: a partir de 6 anos
Local: pátio
Material: fitas, tecido ou papel
Participantes: no minimo quatro
Como brincar: o grupo é dividido em dois, os integrantes de um time penduram um pedaço de papel na parte de trás da calça ou da bermuda. Eles serão os fugitivos, ao sinal do professor, os fugitivos correm tentando impedir que as crianças do time adversário peguem seus papeis. Quando todos os "rabos" forem arrancados, as equipes trocam de papel. Quem era pegador vira fugitivo, ganha a equipe que demorar menos tempo para arrancar todos os "rabos".
Queimada: a atividade desenvolve agilidade corporal, afinal é preciso se safar das boladas para não sair do jogo. De quebra a garotada fica boa de mira para acertar o adversário.
Idade: a partir dos 7 anos de idade
Local: pátio ou quadra
Material: bola
Participantes: no mínimo seis
Como brincar: o grupo é dividido em duas equipes, cada uma com o seu campo, decide - se quem começa com a bola. O objetivo é acertar um participante do time adversário e eliminá - lo, se a criança conseguir pegar a bola, tem direito de atira lá em um jogador da outra equipe. Ganha o time que eliminar todos os participantes da equipe concorrente.
Corrida de saco: ganha quem chegar mais rápido, mas nessa corrida ninguém estica as pernas em grandes passadas, a garotada soa mesmo, dando pulos feito cangurus.
Idade: a partir dos 6 anos
Local: pátio ou área livre
Material: sacos de farinha ou de batatas
Participantes: no mínimo quatro
Como brincar: a turma é dividida em equipes, são traçadas duas linhas paralelas com uma certa distância entre elas, uma será a marca da partida e a outra da chegada. Cada time recebe um saco, o primeiro corredor "veste" o saco e o segura com as mãos na cintura. Ao sinal de partida, ele sai pulando até a marcação oposta e volta também pulando, em seguida tira o saco e o entrega ao segundo participante. O jogo prossegue até que todos os integrantes de uma das equipes completem o percurso e vençam a competição.
Pega - Pega: a meninada vai precisar de fôlego e agilidade para correr do pegador, para variar quem for pego também começa a correr atrás dos colegas.
Idade: a partir dos 4 anos
Local: pátio
Participantes: no mínimo quatro
Como brincar: uma criança é escolhida para ser o pegador, a turma se dispersa e ela corre atrás dos colegas tentando tocá - los, se encostar a mão em alguém esse será o novo pegador. Há algumas variações possíveis. Exemplos: a criança tocada tem de dizer o nome de um colega, que será o novo pegador; e as crianças pegas passam a pegar os colegas também, só que mantendo uma mão no lugar onde foram tocados.
Quente ou frio: atenção e concentração nas pistas, só assim a criança encontra o local que os colegas transformaram em esconderijo.
Idade: a partir dos 6 anos
Local: pátio
Material: qualquer objeto
Participantes: no mínimo três
Como brincar: os alunos escolhem um colega que se afasta enquanto eles escondem um objeto, a criança é chamada de volta e a turma começa a dar pistas sobre onde está o objeto. Quando ela se afasta do esconderijo, o grupo diz: "ESTÁ FRIO" ou " ESTÁ GELADO" ( se ela estiver bem longe). Quando se aproximar, a criançada sinaliza falando "ESTÁ QUENTE" ou "ESTÁ PELANDO" (quando estiver muito perto). Quando ela encontra o objeto, o grupo grita "PEGOU".